sexta-feira, 13 de outubro de 2017

DDS: Ferramentas de Gestão de Segurança

A mudança da cultura em relação à segurança do trabalho não acontece da noite para o dia.
Para ser gerenciada, são necessárias algumas ferramentas:

Ø  PT (Permissão de Trabalho): é uma ferramenta que garante a comunicação prévia entre áreas solicitantes e executantes de um trabalho, evitando que por desconhecimento mútuo, as pessoas sejam expostas a riscos que possam causar um acidente.

Ø  Árvore de Causa: é a metodologia utilizada para realizar a investigação de acidentes. 

Ø  Abordagem Comportamental: é uma ferramenta utilizada por gestores, membros da CIPA ou qualquer pessoa que tenha interesse em identificar desvios comportamentais. Não é uma auditoria. O observador aborda a pessoa que está cometendo um desvio, o orienta e firma um compromisso de mudança comportamental. 

Ø  Taxa de frequência com afastamento: é um indicador utilizado mundialmente que mede a quantidade de acidentes com afastamento que ocorrem em um milhão de horas-homens trabalhadas.


Ø  Inspeção SOL: rondas de inspeção realizadas pela equipe de segurança, gestores, CIPA, equipe do meio ambiente, manutenção e RH com o intuito de monitorar e melhorar condições de trabalho em relação a segurança, organização e limpeza das diversas áreas. Vários quesitos são avaliados e ao final da ronda é determinada uma pontuação de desempenho.

2 comentários: