domingo, 7 de fevereiro de 2016

DDS: Se não utilizar o cinto de segurança na empilhadeira levo multa?

Em rodas de amigos já surgiu essa piada, " Se eu não usar o cinto de segurança na empilhadeira eu ganho multa?". A resposta é não, o não uso do cinto de segurança em empilhadeira não gera multa para o operador, mas sim advertência, suspensão e em determinados casos até demissão por justa causa pelo não cumprimento das normas de segurança adotadas pela maior parte das empresas.
O uso do cinto de segurança, é um meio de preservação da integridade física do operador de empilhadeira caso esta venha a sofrer algum tipo de acidente, como por exemplo tombar, colidir com outro veículo ou chocar-se contra um obstáculo. Sendo assim, ele está ligado a vários outros fatores de riscos diversos, onde o principal deles considerando sua gravidade, é o famoso tombamento.
No ato do tombamento, se o operador não estiver usando o cinto, ele pode vir a sofrer o efeito “Ratoeira” que acontece de duas maneiras. A primeira é quando a empilhadeira começa a tombar, e devido ao movimento lateral, a mesma vem a lançar o operador para fora do cockpit. A segunda, é quando o operador se assusta com essa ocorrência e decide pular do cockpit da empilhadeira antes que ela tombe por completo, vindo esta a cair sobre ele prensando-o contra o chão ou outro lugar.
Quase sempre este acidente é fatal, pois o peso da empilhadeira somado ao forte impacto sobre o corpo, levam a vítima a óbito por esmagamento. A parte mais afetada geralmente é o tronco, mas em outros casos, há o esmagamento da cabeça, quebra da coluna cervical e outras partes do corpo que quando não levam a óbito, deixam sequelas que acompanharão o acidentado pelo resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário