segunda-feira, 11 de julho de 2016

DDS: Paraplegia ou tetraplegia

Resumidamente, paraplegia é uma paralisia que ocorre da cintura pra baixo e tetraplegia é uma paralisia que ocorre do pescoço para baixo.
Há várias maneiras de ocorrer uma paraplegia ou tetraplegia em uma pessoa, porém a mais comum é causada por acidentes, sendo no trânsito, mergulhando, esportes radicais e acidentes em industrias. Normalmente ocorre a paraplegia ou tetraplegia quando uma das vertebras é fraturada, atingindo por sua vez uma das medulas, onde ocorre a paralisia sempre a baixo do local lesionado.

Estatísticas mostram que a maioria dos lesionados são homens com média de 30 anos de idade.
Algumas pessoas com paraplegia, em casos raros, podem voltar a sentir as pernas ou até caminhar, porém ainda ficará com sequelas.
Pessoas com tetraplegia precisará de cuidados pro resto da vida. Para se alimentar, tomar banho, trocar de roupas, enfim, todas suas necessidades.
Devido à diminuição da movimentação, pessoas paraplégicas e tetraplégicas podem ter várias complicações médicas, muitas das quais podem ser prevenidas com vigilância e auto-cuidado. Essas complicações incluem úlceras de pressão, trombose e pneumonia. Fisioterapia e tecnologias de assistência, como standing frame, podem ajudar a prevenir essas complicações.
Pessoas tetraplégicas geralmente também são mais vulneráveis a osteoporose, fraturas, espasticidade, infecções e complicações respiratórias, disreflexia autonômica, trombose venosa profunda, e doença cardiovascular.

A maior prevenção é o cuidado ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário