sábado, 10 de novembro de 2018

DDS: Realmente ter percepção do risco não é assim tão fácil


Por muitas vezes ocorrem coisas que passam despercebidas por nós, um tropeção, queda de material, desorganização, entre outras coisas. São coisas que, se parar para pensar afetam a segurança do setor de trabalho, porém durante a jornada de trabalho não é percebido e quando alguém que enxerga de fora fala, acabamos dando sentido à coisa, ou até mesmo quando ocorre um acidente, percebemos que algo já havia acontecido antes do acidente. 

Tropeçamos em um desnível, xingamos e continuamos a trabalhar normalmente. Algum tempo depois, sendo que pode ser minutos, dias ou meses, outra pessoa tropeça e cai. Quando isso ocorre é considerado acidente de trabalho. Se, a percepção fosse melhor trabalhada, poderíamos ter percebido que o desnível iria causar um acidente e este poderia ser evitado.

Não é fácil trabalha a percepção de risco, porém temos que trabalhar com esse pensamento. Ao ver algo estranho, fora do local, ou que possa causar um acidente, avise imediatamente o líder para que alguma ação venha a ser tomada.
Não seja negligente, isso pode pesar na consciência se algo acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário