quarta-feira, 15 de maio de 2019

DDS: Extintores e classes de incêndio


Os extintores foram criados para serem utilizados na extinção de um foco inicial de incêndio, ele contém um agente extintor no seu interior, que quando é usado é expelido pela ação de uma pressão interna.

Classes de incêndio:

Classe A: onde o fogo que atinge o material combustível o queima em superfície e em profundidade, deixando resíduos (cinzas, brasas) como produto final após a queima. Exemplos de materiais enquadrados na Classe A: madeiras, papéis, estofados, entre outros.

Classe B: nesta classe o fogo que atinge o material combustível só o queima em superfície, que é o caso dos líquidos inflamáveis e gases inflamáveis. Uma das principais características dessa classe de fogo é que depois da sua queima esta não deixa resíduos. Exemplos de materiais que se encaixa na Classe B: óleos, gasolina, gás natural, hidrogênio, gás liquefeito de petróleo (GLP), entre outros.

Classe C: o material que entra em combustão é elétrico e está energizado, como exemplo o computador, painéis elétricos, etc...

Classe D: o material combustível que queima são metais pirofóricos, como o Sódio (Na), Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Potássio (K), Bário (Ba), Cálcio (Cl), Alumínio (Al), Zircônio (Zr) e Titânio (Ti). Lítio também é um material metálico combustível, porém algumas particularidades desse material requerem certos cuidados e um agente específico para combate ao incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário